sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As piadas de português no Brasil- uma origem histórica que os portugueses não lêem...

A grande vaga de emigração portuguesa para o Brasil que começa em meados do século XIX, representou um enorme choque para as comunidades portuguesas aí instaladas. Uma parte destes imigrantes empregaram-se no comércio, mas a maior parte foram substituir a mão-de-obra escrava nas plantações de cana-do- açúcar, café, algodão e extraírem borracha na Amazónia. Este foi um acontecimento traumático (vergonhoso) para a maioria dos emigrantes europeus, mas também para a opinião pública dos seus respectivos países. Facto que levava muitos destes emigrantes a descreverem a realidade que encontravam no Brasil, de forma completamente falseada.

Era enorme a diferença de estatuto social destes novos imigrantes e a comunidade portuguesa há muito tempo instalada no Brasil. A melhor forma que esta tinha em demarcar-se destes "pés descalços" que chegavam todos os anos em grande número, era escarnecer não apenas da sua identidade, mas também de Portugal. Nem todos os portugueses adoptaram este discurso, mas um grande número acabou por o fazer.

Neste processo de distinção social, as antigas famílias portuguesas que constituíam a elite brasileira, acabam por adoptar inclusive nomes indios e mais tarde norte-americanos. O discurso nacionalista brasileiro foi claramente uma invenção destas elites portuguesas. O seu objectivo era anularem as marcas da sua origem de forma distinguir-se do "povão".

http://lusotopia.no.sapo.pt/indexBRPortugues.html

estereotipadas dos portugueses no Brasil

http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_05/N1/Vol_v_N1_157-172.pdf


http://www.pedromundim.net/ResLusoBras.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário