quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sobre Ipanema...RIP!

Sobre Ipanema ...
Hoje em dia, eu amo passear em Ipanema, ir à praia em Ipanema, ficar no meu bar predileto, visitar as pessoas que trabalham. Mas o que há de mais interessante em Ipanema hoje em dia são exatamente as pessoas que trampam e moram em outros bairros.Os jovens que moravam lá foram para Vila Isabel, Tijuca, Rio Comprido,Maracanã, São Cristovão.Bairros alternativos ou na própria ZS como Botafogo aonde há vida inteligente e as livrarias e os cinemas vendem mais.O que se vende em Ipanema é albumina. Eu nasci no Leme e me mudei para Copa e fui criada em Copa.Eu acho aqui mais visceral.Parece que há mais amizade em Copacabana.É um subúrbio amistoso e decadente no meio da ZS.Eu estudei em Ipanema e morei lá desde os meus 24 anos eu acho ou algo assim.Aquele glamour "Yes Brazil","Twiggy by Twiggy","Blue Man","Bum Bum",aquele frenesi em ver a moda e as galerias de Ipanema dos anos 80 e 90 acabou. As crias do bairro se foram e o que restou foi aquelas pessoas que nem cariocas são mas querem ser uma musa do poetinha da Antigo Montenegro.Ipanema à noite está às moscas! Cabeça feita, Bofetada,Hipopotamus,People no Leblon.A noite dourada transformou-se em uma coisa esquisita com meninas e gringos se dirigindo a um único lugar chamado Empório, mesmo assim o Vicente se foi.O que restou foi o Arpoador e o Posto 6 que já é Copacabana..Eu saí de lá e vim para uma comunidade e hoje eu posso dizer que após a saída da vizinha, e como eu nunca morei em casa com quintal, hoje eu posso dizer que eu estou em paz e feliz.Descobri que o meu espírito necessita de uma casa e não "apertamento",que gosto de churrasquinho de esquina quando se espera a Kombi,pé no chão, molhar plantinhas, cantar, tocar percussão, assobiar com os tucanos e queros-queros, jogar dominó na pracinha perto da Sacopã. Acordar e ver este mar e Copa aos meus pés, passar pela Rua Anita Garibaldi, rua em que eu fui criada e cumprimentar o porteiro do prédio em que cresci e que lá continua com a graça dos Deuses é um sossego,é acolhimento.Copa é puro amor,é Azumi, é Pavão Azul, é Trattoria,é Cirandinha ,é Santa Satisfação,é comer uma picanha no Nogueira às 7 da manhã!Copacabana é Santa Clara 33,é Perucas Lady tá? É um monte de coisas que continuam sobrevivendo à bolha! Já Ipanema se perdeu no meio da crise imobiliária pré e pós Copa do Mundo.Descaracterizaram e assassinaram a qualidade de vida de Ipa.Por ser um bairro tão querido eu fico bem triste.
Os restaurantes são sustentados basicamente pela galera do almoço, ou seja, novamente por quem trabalha lá.O bairro playboy Afundou-se na especulação imobiliária assim como o Leblon, ó pobre Leblon... ao que me parece o Metrô abriu um buraco, que virou uma cratera que engoliu as pobres madames que decidiram ir para Paris, Londres, Aspen e etc.
Se eu tiver que descer, caso vendam a casa aonde eu moro dos bairros da ZS que eu escolho:Botafogo ou Laranjeiras,fora isto apenas ZN porque todos os corações que trabalham nos bairros nobres ou estão em comunidades ou na ZN.
Ser feliz também é cavar dentro de si um espaço para isto.A felicidade está dentro em algum lugar e é necessário achá-la e resgatá-la.A ambição de querer estar ou parecer ser o que você não é acaba corroendo o teu espírito.Esta onda de "Girl From Ipanema" é dos anos 60! Acorda porque o local virou um bairro meio aeroporto de Barajas:uma coisa necessária, importante mas meio "passagem".
S.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário