quinta-feira, 4 de junho de 2015

Carta Aberta à OI Telecomunicações, Procon, Anatel,Jornais e À Todos Para Que Não Caiam No Conto Do Vigário Desta Empresa!

Cara Anatel e Reclame Aqui,Procon e outras Instituições,
venho por meio destas linhas informar aos senhores que a Empresa de Telecomunicações OI cospe na cara do consumidor .
Há um ano atrás, antes de me mudar para a Comunidade do Tabajaras em Copacabana solicitei um telefone fixo e uma Velox.
Em maio do ano de 2014 , sim fez um ano que fiz a solicitação que ainda não foi concretizada e devido ao tempo que se passou obviamente 
eles cancelaram sem prévio aviso. Um ano esperando para ter uma internet  hábil.Optei por um 3G que não funciona e paguei 59 reais durante um ano,contabilizando até agora 708 reais.
Devo explicar que eu  aceitei  o 3G pois na época havia a Promoção da Copa do Mundo. O 3G sairia por  apenas 39 reais juntamente com o Velox e telefone fixo.Eu nunca obtive nenhum dos dois produtos. Paguei como uma otária apenas o 3G durante 12 meses por 59 reais. A Empresa Oi não veio instalar o fixo e o Velox por falta de cabeamento e armários na Comunidade aonde resido.
Ora, espera-se de uma grande empresa de telefonia  no mínimo um pouco de decência e que eles não vendam produtos em pacotes fechados ou promocionais já que sabem que não há cabeamento ou armários para tal serviço.Principalmente em uma comunidade carente onde as pessoas não procuram os seus direitos nos tribunais.
Decidi após um ano tomar 3 providências: a primeira ir até uma loja física da Oi e mostrar o pedido de solicitação de maio de 2014 
e dizer que eu estava esperando há um ano. A mocinha que me atendeu treinada para não se abalar com nada disse à mim “mas esta solicitação é de 2014 e já foi cancelada” e reabriu outra socilitação. Após um ano, a partir do dia 27 de maio, ao menos tenho telefone fixo.
O modem agora vem via correio,o que acho estranho mas não sou eu que dito as regras e sim esta malfadada empresa.
Pois bem a segunda providência será recorrer ao tribunal de pequenas causas e pedir "encarecidamente" que eles compreendam que eu paguei um produto e que supostamente eu adquiri em um pacote mas o pacote não concretizou-se e nunca paguei 39 reais por uma net capenga e que mal pega e sim 59 reais.Reclamei exaustivamente e os protocolos foram abertos e cada um me dizia uma coisa. Isto muito atrapalhou a minha vida .
Devo ressaltar que o 3G da Oi é um produto impróprio ao uso e que mal serve para abrir uma página ou qualquer browser.E o terceira providência será suspender tal serviço que utilizo até conseguir achar o modem que vão enviar pelo correio. 
 A empresa Oi se importa em vender o produto na hora. Novamente:o fato senhores é que não há mais armários no morro aonde eu moro para cabeamento. O monopólio é da Oi e sem armários de que adianta comprar um Ipad? Um Notebook? Além do mais todos necessitam de um telefone fixo.É o normal, ou melhor isto seria o normal.Eles enganam o consumidor, vendem sem se informar se há condições ou não sendo que eu moro em uma comunidade carente.
Estão enganando pessoas humildes.É criminoso e grave.
Durante um ano eu tentei entender o que se passava e durante um ano atendentes me falavam que o meu endereço não existia, que minha casa estava em obras, que não havia armário para cabeamento e etc. O fato é que muita gente desta comunidade compra produtos da Oi e no fim acaba não podendo utilizar.A empresa notoriamente nos engana pois eles nada falam sobre a falta de armários para o tal cabeamento.A Oi rasga os direitos do cidadão incauto e desafia exatamente quem coloca a ordem nas empresas de Telecomunicações. 
A Oi está acima das lei e dos deveres que a Anatel exige ou impõe e o pior, não respeitando o consumidor subentende-se que ela não respeita vocês.Ela passa por cima de tudo e todos e não e possível que os próprios funcionários ( os que vendem e os técnicos engenheiros da regiões respectivas não esclareçam que não é possível ter banda larga), ora se não é possível não adianta comprar ,solicitarou esperar tal produto muito menos pedir um pacote que não será concretizado. Grave muito grave... 
as lojas físicas e os "call centres" continuem vendendo produtos sem se informar ou ao menos serem honestos com as pessoas dizendo que não há armário para cabeamento.A mim ano passado isto me foi dito após eu comprar o 3G. A solicitação do Velox e o Fixo ficaram pendentes e depois foram canceladas pela própria empresa.Que empresa demora  um ano para realizar um serviço sabendo que tem o monopólio desta comunidade?
Eu peço que vcs indaguem por quê uma empresa com o porte da Oi dificulta e engana incautos como nós pobres  brasileiros?
Alguém necessita pará-los e mais um adendo: não existe a subcondição de 12 guichês em uma loja com 3 funcionários trabalhando como eu vi na loja de Copacabana. Não existe eu ficar de 12:35 am até 14:40 pm para ser atendida. Parecia um hospital público em época de carnaval. Muitas pessoas e nenhuma atenção por parte daqueles que lá vestem a camisa da empresa ou são treinados para apenas vender aleatoriamente e nos prender em contratos de 12 meses. A multa rescisória é algo também a ser questionada quando um produto “pacote” não é concretizado e foi o que aconteceu no meu caso.
No dia 25 de Maio de 2015 eu me dirigi até uma loja física e no dia 26 de Maio um técnico veio à minha residência e colocou em 5 minutos o telefone fixo. Ele me disse que o modem viria pelo correio, todavia, sendo 5 mega o modem vem na verdade juntamente com o técnico que não estava nem um pouco a fim de entender o sistema operacional de um Macintosh e configurar o modem.Até porque um sistema OSX nem necessita de instalador ou ser configurado. Era só configurar o modem e ir embora.Era tarde (ele chegou quase 6 da tarde) e decidiu remarcar uma visita para sábado dia 30 contudo ninguém da Oi apareceu e eu mofei em casa. Liguei novamente e os protocolos seguem abaixo, e remarcaram para terça-feira. Ninguém apareceu. Liguei novamente e disseram na segunda-feira que seria um período de 24 horas para instalarem a Velox mas instalaram na casa do lado. Pessoas que pediram o modem muito depois de mim foram atendidas e o meu serviço está pela metade. Entrei em contato com a ANATEL para relatar que a Oi empresa de telecomunicações vende produtos sem alertar ao consumidor que não há armário para cabeamento no local aonde resido no momento.Me deram 48 horas novamente e remarcaram para 5 de Junho de 2015 mas acho muito pouco provável que isto se concretize.
Desculpem a redundância nestas linhas mas acho q se faz necessário.Amanhã mesmo eu me dirijo ao Tribunal de Pequenas Causas com a xerox da Socilitação dos serviços de 2014 e de como eu fui prejudicada sendo jornalista free lancer no ano da Copa do Mundo e do serviço que não veio. Não há cabimento mentirem ou ocultarem que não há armários para cabeamento na região ou tampouco no ano de 2015 me dizerem por telefone para ficar em casa e ninguém vir e pessoas que  pediram depois de mim serem atendidas.Aliás eu apenas pedi um telefone fixo porque não existe apenas a Velox.Tudo é uma balbúrdia. Já me ligaram esta semana para instalar o meu telefone fixo que já foi mal e porcamente instalado na segunda-feira dia 26 de maio de 2015 após um ano.Poderiam ter instalado o Velox mas não tiveram paciência afinal chegaram aqui beirando as 18 horas.Concluo portanto que a Oi não só presta um desserviço para a população enganando e não obedecendo as regras da Agência Nacional de Telecomunicações como alguém necessita pará-la.Chega de enganar o povo e vender pacotes inexistentes!
Sem mais, 
Silvana Farinatti

OBS:Peço a gravação de todas as ligações e todos os protocolos bem como a nota fiscal do 3G que eu comprei e o serviço e as solicitações de 2014 e 2015 via correio.Entrei em contato com a Anatel e eles mesmos me disseram para tomar as providências judiciais cabíveis. Eu creio que a empresa de telecomunicações já foi notificada.

Seguem abaixo tds os protocolos de pseudo atendimento da Oi Telecomunicações

2014
protocolo  

201400186701169

protocolo  

201400186687600

protocolo  

201400170350941

protocolo  

2014109132503

protocolo  

20141090184141

protocolo  

201410895790

protocolo  

20141080574433 

protocolo - 

201400089606140

protocolo

201400089619764

protocolo

20141109871517
______________________________________________________________________________________________
2015 - 

OS 21853593690 incompleta e remarcada e não concretizada

27 maio de 2015
Ana 27 de maio de 2015

10331

protocolo

20151000018043 me disse q tenho grau de dificuldade de compreender o.O
Juliana pedi para falar com um supervisor e me deixou esperando mais de 10 minutos

Celiane 

protocolo

20151079787947

espera na loja física dia 25 de maio de 2015 : incoerência - 12:45 até 14:40 Pm 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

dia 3 de junho

protocolo

201510831607  francisco e Caíque que desligou na minha cara

dia 3 de junho

protocolo

20158535936990  Iara me disse que em 24 horas o meu Velox estaria instalado

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

dia 4 de junho

protocolo

Ana Paula 

20151083752127  

Alessandra  

dia 4 de junho

protocolo

Beatriz

20151083763668

protocolo

Rebeca 

20151083784716

218535936990 - OS 

A Novela da OI.
Eu liguei ontem perguntando cadê o técnico que viria sábado e preocupada porque o meu mofem˜ não havia chegado ainda pelo correio. A atendente disse "mas o modem de 5 vai com o técnico senhora e não pelo correio".Está cada vez mas confuso realmente ficar nas mãos desta empresa que não se entende e nos faz de tolos!
Resposta da Anatel

Prezada Senhora,
a Anatel trabalha para facilitar e auxiliar a sua interação com as operadoras de serviços de telecomunicações. Ela não trata individualmente cada reclamação recebida em seus canais de atendimento, mas toma iniciativas que melhoram a qualidade do setor como um todo. Assim, quando você reclama contra sua operadora, é importante saber que a Anatel exigirá que ela lhe dê uma resposta, mas não abrirá um processo tratando do seu caso em particular.
Assim que recebe sua reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora de serviços, que terá cinco dias úteis para dar uma resposta ou solução. Será a operadora, e não a Anatel, quem irá lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no site da Anatel, ou ligando para o numero 1331.
Caso a operadora tenha respondido, mas a resposta não tiver sido adequada, você tem o prazo de até 15 dias (contados a partir da resposta) para voltar a entrar em contato com a Anatel e solicitar a reabertura da reclamação original.
A Anatel monitora a quantidade e o motivo das reclamações contra cada operadora, o tempo que levam para responder e a qualidade das respostas em geral para cobrar delas um nível de atendimento cada vez melhor. Entre outros pontos, a sua reclamação, somada às reclamações dos outros consumidores, nos ajuda a:
a)            Calcular e divulgar o Índice de Desempenho no Atendimento, que possibilita à sociedade conhecer e comparar as empresas que melhor atendem às demandas do consumidor;
b)           Identificar os principais problemas das operadoras e atuar de forma preventiva ou mesmo aprimorar as regras existentes;
c)            Realizar, quando necessário, ações de fiscalização e de acompanhamento e controle, que podem resultar em multas contra as operadoras, medidas cautelares ou celebrações de termos de ajustamento de conduta.
Caso não haja solução para o seu problema nesta via administrativa,  há a possibilidade de se procurar o Procon mais próximo, cujos endereços podem ser consultados no sítio eletrônico www.anatel.gov.br, acessando o quadro "Consumidor", clicando no link "Anatel, Procon ou Juizados Especiais", localizado no lado esquerdo da página e, posteriormente, clicando no link “Acesse o portal do Procon de seu Estado” em “PROCONS”. No Procon, todas as reclamações dos consumidores são recebidas e analisadas individualmente e, muito comumente, os Procons exercem, ainda, a função de mediadores, buscando solucionar os conflitos individuais entre consumidor e empresa por meio de acordos que satisfaçam ambas as partes. Outra possível via de solução são os Juizados Especiais, órgãos do Poder Judiciário que dispensam a necessidade de constituição de advogados, sendo possível dar início a ações que resultem, por exemplo, em ressarcimentos aos consumidores que se considerarem lesados.
Atenciosamente,
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário